Pós-Gradução em Farmácia Hospitalar e Farmacoterapia

Área: Ciências Humanas
Modalidades: Regular
Duração: 450hs
Horários: Sábado e Domingos


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O critério de seleção para acesso ao curso será a análise de currículo do candidato.
O candidato deverá apresentar ainda, fotocópias do certificado ou certidão de conclusão da graduação, fotocópia da carteira de identidade e requerimento de inscrição. 
Preenchidas as 50 vagas disponibilizadas, as inscrições serão encerradas e o curso iniciado em data amplamente divulgada entre os inscritos.

JUSTIFICATIVA

Saúde, segundo a Constituição de 1988, é "um direito de todos e um dever do Estado". No âmbito hospitalar, o processo de saúde compreende uma cadeia de procedimentos de cuidado ao paciente, com características abrangentes, e forte componente técnico, além da configuração multidisciplinar. É neste contexto que se desenvolvem as atividades de um farmacêutico hospitalar.
A Farmácia vem, ao longo dos últimos anos se consolidando como área estratégica dentro do processo de assistência hospitalar no SUS e em Instituições Privadas e Filantrópicas, desenvolvendo atividades que vão desde a programação e planejamento de aquisição de medicamentos e materiais médico-hospitalares, gestão, distribuição, dispensação, até a monitorização do uso e acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes. Essas atividades encerram componentes econômicos, técnicos e clínicos. 
A escassez de recursos financeiros, a baixa adesão dos pacientes aos tratamentos estabelecidos e a necessidade da racionalização dos recursos disponíveis assegurando qualidade, foram, dentre outros, fatores que impulsionaram a abertura das oportunidades de trabalho para o Farmacêutico com conhecimento específico na área hospitalar. Entretanto, os espaços profissionais ainda encontram dificuldades para identificar profissionais preparados, pois, em nossa capital não existia até então uma Instituição de Ensino Superior que oferecesse o curso de pós-graduação em Farmácia Hospitalar e Farmacoterapia.
Sensível para essa demanda do mundo do trabalho que se encontra em franca expansão tanto na esfera pública com a abertura do Hospital Universitário, a perspectiva da viabilização de farmacêuticos em hospitais da rede municipal em Teresina e nas cidades polos de nosso estado, como também, o empreendedorismo do setor hospitalar privado e filantrópico que ampliará seus serviços, estruturas físicas e recursos humanos de qualificação comprovada, nos próximos anos, para o atendimento de uma clientela crescente e ciente de seus direitos. A Faculdade CET, pioneira na implantação do Programa de Qualidade, também sai na frente e apresenta a comunidade farmacêutica da grande Teresina e interior do estado a Pós-graduação em Farmácia Hospitalar e Farmacoterapia. 
Em perfeita sintonia com as exigências estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) e necessidades do mercado e da sociedade, no que se refere à oferta de um farmacêutico especializado para lidar com questões específicas do âmbito hospitalar.


OBJETIVOS

Capacitar especialistas na área de Farmácia Hospitalar;
Atender à demanda local de capacitação na área de Farmácia Hospitalar;
Formar especialistas farmacêuticos em técnicas de monitorização farmacoterapêutica de pacientes hospitalizados e nas mais modernas técnicas de gestão em Farmácia hospitalar.