Direito


Portaria de Reconhecimento do MEC

Portaria Nº 292, de 18 de Junho de 2019

Apresentação do Curso

Justiça, ética, igualdade e liberdade não são os valores mais importantes de uma sociedade? O curso de Direito da Faculdade CET proporciona a aprendizagem científica-profissional. O profissional da Ciência Jurídica exerce a defesa de indivíduos, empresas e, até mesmo, de nações, por meio das normas jurídicas do país. O papel dos profissionais do Direito é exercitar o saber jurídico, tendo como pano de fundo o nervosismo dos atos públicos.

O curso de Direito propicia ao aluno contato com a profissão já nos primeiros períodos, por meio de disciplinas introdutórias nas principais áreas desse campo de conhecimento. No decorrer do percurso acadêmico, o estudante realiza estágios supervisionados, oportunidade que lhe permite compreender melhor a profissão e definir a área de seu maior interesse.

O setor público absorve grande parte dos juristas. Eles podem trabalhar em promotorias, procuradorias e defensorias nas instâncias federal, estadual e municipal e atuar como juízes.

O curso também forma profissionais aptos a trabalhar como advogados em escritórios, ou de forma autônoma, prestando assessorias jurídicas a empresas no setor privado. Para exercer a profissão, o profissional deve passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

 

Objetivos do Curso  

O objetivo do curso de Bacharelado em Direito consiste por meio do ensino, pesquisa e extensão de qualidade, cuja prática se fundamenta em estrutura curricular moderna e flexível, objetiva formar profissionais críticos reflexivos, capazes de ações sustentáveis, de pensar e repensar o Direito enquanto ciência transformadora, relacionando aspectos teóricos e práticos, atendendo às demandas atuais em nível local, regional e nacional.

Formar profissionais com competência geral, humanística e tecnológica com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica, que fomente a capacidade de trabalho.

Modalidade de Oferta / Duração:

Presencial Semestral: 10 semestres

Presencial Modulado: 12 semestres

Forma de Ingresso ao Curso:

  1. PROCESSO SELETIVO ON-LINE OU PRESENCIAL;
  2. TRANSFERÊNCIA;
  3. PORTADOR DE CURSO SUPERIOR;
  4. NOTA DO ENEM;
  5. PROCESSO SELETIVO AGENDADO ON-LINE (REDAÇÃO).

Mais Informações

Diferencial do curso:

O campo profissional que o curso de graduação em Direito da Faculdade CET disponibiliza ao estudante o insere perfeitamente no perfil exigido pelo mercado nacional, na medida em que oferece uma formação atual conectada ao processo político, ideológico e econômico globalizante, não escapando da análise dos intercâmbios que se produzem na arena mundial, recebendo, por consequência, os impactos das modificações e dos avanços tecnológicos que se produzem.

Para isso, a Faculdade CET proporciona aos alunos no curso de bacharelado em direito Laboratório de Informática voltado ao Direito, onde o aluno aprende praticando desde os períodos iniciais do curso, fazendo o uso de simuladores dos programas mais usados na Advocacia, como o PJE.

A faculdade CET conta também com um Laboratório de Prática Jurídica, onde o aluno tem a oportunidade de simular as audiências com uma perspectiva real. Simular a posição de um Juiz, Promotor, Defensor Público e até uma sustentação oral, práticas necessárias para vivência de cada uma dessas profissões.

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade CET – NPJ, é um laboratório de práticas jurídicas, do curso de bacharelado em Direito, realizado por alunos do sétimo ou oitavo período da graduação em Direito. Essa prática surgiu em 1994 e hoje é obrigatória e está presente em todos os cursos de Direito do país.

É composto, portanto, pelo Escritório Modelo da Advocacia (EMA), Laboratório Jurídico (LABJUR) e pelos Grupos Interdisciplinares Itinerantes, além de exercer parceria com o Núcleo de Conciliação, Mediação e Arbitragem através do Juizado Especial Cível que funciona nas dependências desta IES.

O EMA é responsável por recepcionar os alunos das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, realizando atendimento à comunidade com orientação jurídica e peticionamento junto aos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado do Piauí.

O LABJUR recepciona os demais alunos do Curso de Bacharelado em Direito que estejam ou não matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, e é responsável pelas atualizações de pesquisas jurisprudenciais e de leis, bem como pela elaboração das CARTILHAS DE DIREITOS que são utilizadas pelos estagiários do EMA e dos Grupos Interdisciplinares Itinerantes (GII).

Os Grupos Interdisciplinares Itinerantes recepcionam os demais alunos do Curso de Bacharelado em Direito que estejam ou não matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, e é responsável pelos atendimentos nas comunidades através de ações sociais, levando os direitos até a população.

Os referidos grupos são organizados por temáticas: Consumidor Consciente, Mediação Familiar, Direito à saúde e Formação Cidadã. Os alunos que integram os GII realizam palestras de instrução jurídicas à comunidade através das cartilhas e atendimento jurídico, sempre acompanhados de um professor e advogado, além da coordenação do NPJ.

As disciplinas de Práticas que compõem a matriz curricular do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade CET são ministradas em salas de aula do NPJ e, os relatórios de audiência emitidos pelos alunos são entregues na secretaria do NPJ para arquivo em pasta individual do aluno, para análise dos professores de práticas.

Metodologia de Ensino  

A Faculdade CET utiliza em como técnica de aprendizagem as metodologias ativas, principalmente a técnica da Sala de Aula Invertida. Cabe ao aluno realizar o estudo prévio dos conteúdos disponibilizados e preparar-se para os encontros presenciais, nos quais devem ocorrer atividades de discussão, análise e síntese, aplicação, elaboração própria, sempre direcionados
por problematizações. Desse modo, a Faculdade torno o aluno um protagonista do seu conhecimento.

Além dessas técnicas, a IES adotas também a interdisciplinaridade, que se constitui assim princípio básico tanto da estruturação curricular do curso quanto do desenvolvimento das práticas pedagógicas do curso de Direito.

 

 

O curso forma profissionais aptos a entender a Ciência Jurídica em seus eixos basilares. Ao longo do curso, o estudante desenvolve meios e massa crítica para pensar e criticar cientificamente as estruturas sociais e jurídicas que o cerca. Ele volta-se para a formação de um profissional que não se afaste de seu papel de cidadão, preparado para enfrentar o mercado de trabalho, que exige ações e iniciativa, ao lado do espírito de colaboração e de equipe.

O bacharel em Direito pode optar por diversas carreiras jurídicas, desde o exercício da advocacia até o magistério, passando por cargos públicos como o de juiz, promotor de justiça, advocacia pública (procurador federal, estadual e municipal), diplomacia e consultoria jurídica em órgãos públicos. Para se tornar um advogado, o bacharel deve ser aprovado no exame nacional da OAB. A atuação pode ocorrer em várias áreas, como a advocacia tributária, cível, trabalhista, criminal, ambiental e empresarial.

Direito
Normal: R$ 805,10 Promocional: R$ 705,10
13 % Off
* Valor promocional até dia 5 de cada mês
  • Duração
    5 anos (semestral) e 6 anos (modulado)
  • Área
    Ciências Humanas
  • Tipo
    Bacharelado
  • Modalidade
    SEMESTRAL ou MODULADO
  • * Valor promocional até dia 5 de cada mês
  • Conversar Sobre o Curso