O que é Farmacovigilância? / Saúde / Noticias / Home

O que é Farmacovigilância?


Postado em 10 de março de 2011


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2002), Farmacovigilância é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos. Além das reações adversas, são problemas relacionados aos medicamentos: abuso, mau uso, intoxicação, falha terapêutica e erros de medicação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, possui uma área responsável por notificações e análises de queixas de pacientes relacionadas a efeitos de medicamentos e também a reações adversas não previstas. A unidade monitora as atividades de farmacovigilância em todo o mundo, produzindo alertas de restrição ou proibição de medicamentos.

Alguns conceitos importantes:
Reação adversa a medicamento (RAM) é qualquer efeito que é prejudicial e indesejado e que se apresenta em doses normalmente utilizadas na espécie humana para a profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma enfermidade ou para a modificação de uma função fisiológica.

Evento adverso é definido como um dano leve ou grave causado pelo uso (ou falta de uso) de um medicamento. Pode ser prevenível ou não.

Efeitos colaterais são os inerentes à própria ação farmacológica do medicamento, mas seu aparecimento é indesejável em um momento determinado de sua aplicação (exemplo: os antihistamínicos utilizados em processos alérgicos causam sonolência).

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br