USO INADEQUADO DE METILFENIDATO PARA MELHORIA DO DESEMPEHO ACADÊMICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): Anacleide Paixão de Santana, Silvana Nogueira Barbosa de Castro, Kelly Beatriz Vieira de Oliveira, Victor Augusto Araújo Barbosa.
O Metilfenidato é um fármaco estimulante do sistema nervoso central (SNC), estruturalmente relacionado com as anfetaminas, sendo um dos mais prescritos para o tratamento de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a vida. No entanto, o metilfenidato tem sido utilizado para fins não terapêuticos, para produzir euforia e obter aprimoramento cognitivo, reduzindo a sensação de cansaço e aumentando o foco e a atenção. Desta forma, objetiva-se analisar, na literatura nacional e internacional os benefícios e malefícios do uso do metilfenidato para a melhoria do desempenho acadêmico. Trata-se de uma revisão integrativa, em que a busca dos artigos foi realizada nas seguintes bases de dados: Pubmed/Medline, Lilacs e SciELO. Foram incluídas as pesquisas primárias disponíveis integralmente e de forma gratuita, publicadas entre os anos de 2018 a 2023 e nas línguas inglesa e portuguesa. Foram analisados 10 artigos que atendiam a esses critérios. Os resultados evidenciaram que o uso inadequado do metilfenidato em estudantes visa principalmente a melhoria do desempenho acadêmico. No entanto, a vigília que a droga gera pode dar a impressão que a droga ajuda os alunos a se destacarem nos estudos, contudo, o estresse rebote duradouro é uma grande desvantagem sendo responsável por desencadear um ciclo vicioso de dependência. Logo, infere-se que mesmo que o uso do metilfenidato apresente efeitos positivos nos universitários no que diz respeito a melhora no desempenho acadêmico, é notável que malefícios podem prejudicar essa positividade. PALAVRAS-CHAVE: Metilfenidato,Benefícios. Malefícios.Desenvolvimento Acadêmico.