Aspectos centrais da discussão sobre a formação continuada de professores
Autor(es): Prof. Dr. Luiz Carlos Carvalho de Oliveira
1. IntroduçãoNesse artigo, serão descritos alguns dos aspectos considerados centrais naformação de professores, com vistas a fundamentar as discussões. Neste sentido, aformação de professores sempre esteve ligada à formação no sentido de se atualizar,reciclar, capacitar ou de manter uma educação contínua que permitisse passar para osprofessores aqueles conhecimentos e competências necessários ao aperfeiçoamento doprocesso de ensino.A formação de professores, nesse sentido, passa a ser encarada como umexpediente na busca de novos conhecimentos teórico-metodológicos para odesenvolvimento profissional em tempos de mudança.Para dar conta de situar melhor a discussão em torno da formação, vamosinicialmente pontuar um esforço de conceituação do próprio termo formação e umadelimitação conceitual como ponto de partida para discutir as bases teóricas daformação continuada de professores, em seguida discute-se as principais abordagens daformação continuada.