Portaria Nº 819, de 16 dezembro de 2016
O Curso de Computação e Informática da Faculdade CET tem por finalidade promover a formação de educadores na área de informática e objetiva a inserção de conhecimentos da área nos currículos regulares do ensino básico na rede de ensino e nas empresas em geral, em contextos de atuação que preveem conhecimentos pedagógicos da área.
A formação do licenciado no Curso de Computação e Informática considera uma perspectiva crítica, consciente e reflexivo, que possa intervir no cenário político-educacional em nível nacional, regional e local, contribuindo para otimizar os índices relacionados à evasão e retenção escolar e de qualidade de vida da população, favorecendo a igualdade de direitos no que diz respeito, ao exercício pleno da cidadania. Contemplando o desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa em tecnologia e informática; Organização e administração de laboratórios de informática e o desenvolvimento de materiais instrucionais através da utilização dos recursos tecnológicos disponíveis.
Os objetivos do Curso de Licenciatura em Computação e Informática da Faculdade CET tem por objetivos:
EaD – 100% on-line – 8 semestres
O curso de Licenciatura em Computação e informática na modalidade à distância da Faculdade CET propõe o desenvolvimento das atividades curriculares e de formação a partir de material autoinstrucional, impresso e editorado eletronicamente, específico para a modalidade de educação à distância, elaborado pelos próprios professores ou adquiridos em parcerias com outras instituições locais ou nacionais que atuam na formação docente. Estes materiais específicos favorecem a aprendizagem dos alunos de acordo com seu ritmo próprio de aprendizagem, ao seguir o percurso de aprendizagem, acompanhado constantemente por professores, tutores e equipe multidisciplinar.
O curso de Licenciatura em Computação e informática em EaD da Faculdade CET destaca-se pela ênfase as atividades práticas visando a apropriação dos conteúdos, no contexto de aplicação necessárias as competências de formação do egresso, a partir de atividades interdisciplinares, visitas técnicas, da simulação em laboratórios com uso de tecnologias inovadoras propiciando um perfil proativo, colaborativo, empreendedor, com ênfase em Linguagem e Programação; Sistema de Multimídia e Realidade Virtual; Práticas em Metodologias de ensino na Informática; Projeto de Software Educacional; Mídia, Educação e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares.
Desenvolve-se o foco na relação teoria e prática como princípio didático-metodológico indissociável, o trabalho em equipe, comunicação, criatividade, interação social, linguagem, planejamento, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, liderança, autonomia para aprender, aprender a aprender, aprender fazendo a partir do acompanhamento competente de professores, tutores e equipe multidisciplinar.
Aa aulas on-line acontecem em plataforma digital com Percurso de Aprendizagem – PA, visando a construção e mediação os conhecimentos; momentos síncronos e assíncronos; material didático on-line; encontros presenciais com professores-tutores; biblioteca virtual e presencial; práticas inovadoras em laboratórios e estúdio de gravação de aulas e atividades de aprendizagem a partir de sala de aula invertida e outras metodologias ativas.
O egresso do Curso de Licenciatura em Computação e Informática deverá estar apto a atuar como: Professores capazes de ensinar computação no Ensino Médio e Profissional como uma matéria essencial à formação dos estudantes do próximo milênio; Educadores que, utilizando os avanços da Computação, contribuam e sejam capazes de gerar inovações nos processos de ensino e aprendizagem; Profissionais com espírito crítico, com conhecimento das últimas tendências da área, com ampla formação teórica, tecnológica, pedagógica, humana, incentivando os estudantes à autoaprendizagem e o “aprender a aprender”, procurando sua formação integral com valores como autonomia, responsabilidade e solidariedade; Profissionais capazes de especificar software educacional e sistemas de educação a distância, atendendo tanto às questões tecnológicas quanto pedagógicas; Desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa em tecnologia e informática contemplando as últimas tendências do momento.