EaD em Licenciatura Plena em Pedagogia

Área: Ciências Humanas
Modalidades: EaD
Duração: 3126 hs
Horários: Conforme calendário Acadêmico


Perfil Profissiográfico

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Tecnologia de Teresina - CET propiciará a formação do Pedagogo garantindo a esse profissional o domínio de conhecimentos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a análise, avaliação, prevenção e intervenção.

Para tanto o Curso propõe em seu currículo a garantia do desenvolvimento das competências e habilidades básicas e específicas que definem a formação do Pedagogo de acordo com a proposta de diretrizes curriculares do curso de pedagogia, bem como  da legislação pertinente para a geração de conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao trabalho pedagógico


Competências e Habilidades

Cognitivas , técnicas (didático-pedagógicas) e sociais

a) Identificar e analisar necessidades de natureza pedagógica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma consistente com referenciais teóricos e peculiaridades da clientela;

b) formular questões de investigação científica no campo da Pedagogia vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;

c) determinar a pertinência quanto ao uso, construção e avaliação de instrumentos de coleta de dados (entrevistas, inventários, questionários, testes e escalas) em Pedagogia;

d) avaliar problemas de ordem cognitiva, comportamental e emocional, em diferentes contextos;

e) compreender e analisar criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos da vida do país, do Nordeste e do Piauí, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;

f) articular a prática da produção de conhecimento com a atuação profissional, sabendo buscar e usar o conhecimento científico e tecnológico assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;

g) atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;

h) prestar consultorias e assessorias em Pedagogia;

i) elaborar relatos científicos, pareceres técnicos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação.

 

Habilidades básicas

a) levantar informação bibliográfica em fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;

b) ler e interpretar comunicações cientificas e relatórios técnicos na área da Pedagogia;

c) utilizar os métodos experimental, de observação e outros métodos básicos de investigação científica;

d) realizar entrevistas em diferentes contextos;

e) analisar e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;

f) analisar e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;

g) interagir com pessoas e grupos, considerando os valores e circunstâncias envolvidos nas suas demandas;

h) Utilizar-se da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados, bem como os recursos destas áreas para a preparação de instrumentais e atividades profissionais no campo da Pedagogia.

 

Competências e habilidades específicas

 A prática do Pedagogo como profissional de educação caracterizar-se-á pela aplicação dos conhecimentos pedagógicos, científicos e tecnológicos no sentido de uma intervenção específica junto a indivíduos, grupos e instituições, com o objetivo de desenvolvimento pessoal, grupal e institucional.

Neste sentido o Pedagogo deverá demonstrar as seguintes competências e

habilidades específicas:

a) analisar o campo de atuação do Pedagogo e seus desafios contemporâneos, tendo como referência a evolução do conhecimento no campo da Pedagogia;

b) analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre equipes multidisciplinares, buscando integrar análises com vistas à compreensão globalizante do fenômeno estudado e uma prática integrada;

c) atuar profissionalmente em diferentes contextos, na promoção da educação, do desenvolvimento e da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;

d) atuar profissionalmente em diferentes níveis de intervenção educativa, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;

e) realizar diagnóstico e avaliação de processos pedagógicos de indivíduos, de grupos, de organizações e de comunidades;

 

O curso de Pedagogia deve propiciar o desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades para a atuação profissional nos seguintes contextos:

Diagnóstico e Avaliação: diagnosticar e avaliar os processos pedagógicos de indivíduos, grupos e organizações e instituições. O diagnóstico também é utilizado nos processos de seleção profissional, nos testes intelectuais, e também como ferramenta para as gestões das empresas.

Pedagogia Clínica: orientar e prestar atendimento pedagógico a crianças, adolescentes, famílias e grupos.

Pedagogia Hospitalar: atuar em equipe multi e interprofissional em hospitais específicos nos setores de pediatria, objetivando a manutenção da qualidade de vida do paciente no momento da internação, nas chamadas escolas hospitalares.

Pedagogia Organizacional e do trabalho: prestar serviços em organizações na área de Recursos Humanos, visando avaliação de desempenho, treinamento, e, principalmente, atuar como agente facilitador dos processos de mudança dentro das organizações, bem como a promoção do trabalhador.

Pedagogia Forense: atuar multidisciplinarmente na área educacional em presídios e manicômios; visando o diagnóstico e execução de projetos educativos formais, gerais e/ou profissionalizantes e artístico-culturais, contribuindo para o processo de ressocialização do indivíduo.

Pedagogia Comunitária: intervir, através da extensão e prestação de serviços em instituições comunitárias para a promoção cultural, do desenvolvimento e da qualidade de vida da comunidade;

Pedagogia Escolar: prestar serviços nas escolas relacionados ao processo de aprendizagem e em todos os outros aspectos pedagógicos que interferem nesse processo;

Ensino: atuar nos níveis de educação infantil, de ensino fundamental e disciplinas pedagógicas de ensino médio e gestão escolar.