Pós-Graduação em Profissional em Saúde Pública


1. APRESENTAÇÃO
O presente projeto trata de um curso de Especialização em Saúde Pública. O setor de Saúde Pública sofre com diversos problemas atualmente e, por isso, preparar profissionais, especificamente, para essas atribuições é primordial. Além do serviço desse setor contar com especificidades, as circunstâncias de trabalho também mudam e os profissionais que se preparem corretamente para elas saem na frente em suas atuações. A proposta possui como finalidade formar sanitaristas comprometidos(as) ética e politicamente com a transformação das condições de saúde a partir da formação em serviço no SUS, de forma regionalizada e interdisciplinar, incluindo aportes de estratégias de educação interprofissional e práticas colaborativas, como resposta a demanda atual de cuidado em saúde.
A adoção do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública determinou a reformulação de todas as áreas que compõem o setor de Saúde. Desde então, há um constante repensar sobre os modelos de gestão e atenção, o que exige a revisão e reformulação na formação dos recursos humanos para atuar nas ações de Saúde. Para tanto, é necessário oferecer subsídios aos profissionais para que possam acompanhar as tendências que se apresentam nesse processo de mudança em que a Saúde se encontra. Torna-se necessária a capacitação de profissionais que atuam no âmbito da Saúde Pública para que possam responder positivamente às atuais exigências desse setor.


2. PÚBLICO-ALVO
Profissionais, com nível superior, que trabalham ou que pretendam trabalhar nos diversos campos da Saúde Pública, em especial, os profissionais de Ciências da Saúde.


3. OBJETIVOS DO CURSO
Qualificar os profissionais da área da Saúde e afins com vistas ao desenvolvimento das competências gerais e específicas necessárias para a sua atuação na área de Saúde Pública como sanitarista, contribuindo para implementar novas práticas e organização do trabalho em Saúde, tomando como referência os princípios do SUS;
Desenvolver pensamento investigativo, crítico e reflexivo sobre a realidade política e social.;
Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos no campo de Saúde Pública;
Ampliar a possibilidade de análise e intervenção na realidade dos sistemas locais, regionais e nacional de Saúde;
Desenvolver competências de gestão e cogestão da política, das ações de Saúde, dos serviços de Saúde e da Saúde complementar;
Fortalecer a capacidade de dar resposta às demandas e às necessidades do sistema de forma propositiva e oportuna;
Agir com competência técnica, ético e política.


4.METODOLOGIA APLICADA:
Procedimentos de Ensino: A metodologia de Ensino adotada utilizará a forma remota, com professores ao vivo, durante as aulas, além de atividades à distância, desenvolvidas com o uso da Plataforma MOODLE/AVA, disponibilizada pela CET, com uso de fóruns de discussão, chats, livro didático, slides, textos, links de referência, exercícios e trabalhos. As atividades que ocorrerem durante as aulas serão para dirimir dúvidas mais relevantes dos conteúdos, resolução de exercícios e orientação dos trabalhos.


5. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:
5.1 - Disciplinas:

Saúde, Sociedade e Saúde Pública: 35H
Políticas Públicas de Saúde: 40H
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico: 35H
Saúde Coletiva: cenário de prática e produção dos cuidados em rede: 35H
Vigilância em Saúde e Epidemiologia: 35H
Sistema de Informação e Estatística de Saúde: 35H
Gestão do Trabalho e Educação Permanente na Saúde:35H
Planejamento e Gestão em Saúde Pública: 30H
Monitoramento e Avaliação em Saúde: 25H
Regulação em Saúde: 25H
TCC- Trabalho de Conclusão de curso: 30H

5.2 - CARGA HORÁRIA TOTAL: 360H

6. CORPO DOCENTE
Professores Titulados e com vasta experiência profissional.


7. FORMA DE INGRESSO:
Análise de currículo.

8. DURAÇÃO DO CURSO: 12 meses na forma Remota. Certificado reconhecido pelo MEC.

Profissional em Saúde Pública