AVALIAÇÕES EM ABERTO (coletando respostas):

AutoAvaliação Egressos CPA

 

O QUE É A CPA?

 A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é instituída pela Lei dos SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), LEI Nº 10.861/2004, sendo responsável pela implantação e pelo desenvolvimento dos processos de avaliação institucional.

QUAIS AS FUNÇÔES DA CPA?

  • Sensibilizar a Comunidade Acadêmica.
  • Realizar a avaliação institucional com toda a comunidade acadêmica
  • Tabular e avaliar o resultado da Avaliação Institucional
  • Divulgar os resultados (RELATÓRIO 2023)
  • Acompanhar a implantação das ações

 O QUE É O SINAES?

 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES, instituído pela Lei No 10.861, de 14 de abril de 2004.

A Autoavaliação Interna da Faculdade é feita pelos segmentos institucionais, visando melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

QUEM FAZ?

Alunos, Professores, dirigentes, egressos, colaboradores e comunidade em torno da Faculdade.

Na proposta a autoavaliação institucional da Faculdade CET estão previstas etapas de avaliação importantes para propiciar novas ações na instituição. Os mecanismos previstos são:

  • Avaliação do professor pelo aluno, realizada semestralmente, buscando analisar a metodologia de ensino do professor, sua sistemática de avaliação da aprendizagem e a interação professor-aluno;
  • Avaliação das condições institucionais pelo discente, onde é verificado a estrutura física ofertada ao discente tais como: biblioteca, salas de aula, laboratório, espaços de convivência, dentre outros;
  • Autoavaliação dos colaboradores com a finalidade de avaliar o programa de qualidade implantado e subsidiar o planejamento posterior;
  • Autoavaliação dos dirigentes: participar da avaliação para fins de tomada de decisão com base nos dados apontados;
  • Avaliação dos egressos: coleta de informações para aprimoramento dos projetos pedagógicos dos cursos de acordo com as necessidades do mundo do trabalho.

As estratégias de avaliação favoreceram a compreensão e interpretação das relações formais e informais e obtiveram-se informações valiosas para o aprimoramento de políticas e rotinas institucionais que, possivelmente, vão influir em novos processos de organização e produção, na busca da excelência, técnico, acadêmica e administrativa.

O processo de avaliação inscreve-se no contexto das novas tecnologias aplicadas ao planejamento de gestão institucional. Nesse sentido, implantou um programa de qualidade desde 2007, pautado num processo contínuo de planejamento, desenvolvimento de metas e avaliação que contribuem para a consolidação do trabalho acadêmico e para a avaliação institucional. Ressalte-se que o projeto de avaliação institucional da Faculdade de Tecnologia de Teresina CET propôs um processo contínuo de avaliação em todos os seus níveis como meta do Programa de qualidade. O processo contínuo envolve os vários mecanismos já existentes na instituição, quais sejam: avaliação docente, avaliação discente, avaliação de estágio, ouvidoria, acompanhamento de egressos, plano estratégico setorial, relatórios técnicos, acompanhamento do desenvolvimento curricular, controle técnico-acadêmico e administrativo.

Além disso, respalda-se no cumprimento de documentos que orientam as políticas e ações institucionais, como o plano de desenvolvimento institucional (PDI), o regimento interno, os projetos pedagógicos dos cursos, projetos de monitoria, projetos de iniciação científica, o plano de responsabilidade social, as diretrizes para orientação e elaboração de trabalho final de curso, o questionário socioeconômico dos alunos e a legislação pertinente.

A coleta de informações ocorre através de questionários em sistema online no site da Faculdade, contemplando os aspectos dos núcleos básico ou comum, núcleo de temas optativos e núcleo de documentação, dados e indicadores, definidos no roteiro de autoavaliação institucional do Ministério da Educação, naquilo que se compatibilizava com a realidade local e específica para cada nível hierárquico da instituição.

Foram aplicados questionários a gestores, funcionários técnico-administrativos, alunos e egressos. Para gestores e funcionários, foram aplicados questionários em 100% deles. Apesar da proposta de mobilização da comunidade acadêmica em 100% na fase de sensibilização para importância do processo de avaliação institucional, não se atingiu o proposto em razão de diversos fatores pessoais, institucionais e profissionais.

A proposta de avaliação contínua cujos instrumentos permanecem abertos no sistema de informática para acesso dos segmentos institucionais permitem criar uma cultura de avaliação como fundamental para a tomada de decisão e possibilita o aperfeiçoamento do planejamento da gestão técnico-acadêmico e administrativo, observando a concorrência de campo de trabalho, tornando visível a qualidade dos seus serviços e a legitimação social como forma de consolidação de sua identidade institucional.

PARA QUE SE FAZ?

Os resultados da autoavaliação institucional vão orientar o planejamento da Faculdade para a melhoria das condições de funcionamento e da qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos.

COMO É O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?

  1. Preparação dos Instrumentos;
  2. Sensibilização
  3. Coleta de Dados
  4. Organização e Análise dos Dados
  5. Elaboração do Relatório
  6. Divulgação e Devolutiva dos Resultados
  7. Encaminhamento dos Resultados para a Diretoria como ferramenta de Gestão

1.   Atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, acompanhamento semestral dos egressos, incentivo para a participação dos vários segmentos da Faculdade e de egressos no processo de avaliação e, atualização de instrumentos de controle e avaliação;
2.    Ações de captação de alunos para cursos da Faculdade CET;
3.    Implantação de novos cursos, estabelecimento de novas parcerias e convênios com instituições públicas e privadas;
4.    Processo de comunicação mais amplo para dar maior visibilidade à IES;
5.    Aperfeiçoamento da Plataforma AVA ofertando mais recursos didático tecnológicos;
6.    Oferta de programas de Nivelamento e Monitoria;
7.    Melhoria da qualidade docente didático-pedagógica;
8.    Melhoria da Revista Eletrônica para publicação da produção científica de docentes, colaboradores e alunos;
9.    Implantação de calendário acadêmico flexível;
10.    Implantação de programa de atendimento aos alunos nos aspectos financeiros e psicopedagógicos;
11.    Renovação do acervo bibliográfico e materiais pedagógicos;
12.    Ampliação da Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação;
13.    Revisão das Portarias e Resoluções de regulamentação das atividades acadêmicas;
14.    Revisão dos manuais de alunos e docentes;
15.    Programa de bolsas para estudantes;
16.    Programa de formação continuada de docentes;
17.    Implantação de cursos de Educação a Distância- EAD;
18.    Programa de Iniciação Científica;
19.    Reativação da Plataforma Moodle para formação continuada de docentes e colaboradores e para melhorar as alternativas de aprendizagem dos alunos;
20.    Implantação de uma Biblioteca Pedagógica inserida na Biblioteca virtual para apoio à formação continuada de docentes e para melhoria da qualidade do trabalho didático-pedagógico dos professores;
21.    Ampliação do acervo bibliográfico com Assinatura de Biblioteca Virtual;
22.    Bolsas-desconto e promoções de captação de alunos;
23.    Uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem;
24.    Ampliação dos Laboratórios de Ensino;
25.    Implantação do laboratório virtual como ferramenta didático-pedagógica;
26.    Implantação de curso de Capacitação docente em nível de pós-graduação lato sensu;
27.    Capacitação de pessoal técnico-administrativo via presencial e Plataforma Moodle;
28.    Implantação de capacitação continuada docente (capacitação colaborativa) via Plataforma Moodle;
29.    Revista Científica Eletrônica: Arte, Ciência e Tecnologia;
30.    Reestruturação da cantina quanto a equipamentos, terceirização e implantação de alternativas nutricionais de qualidade.
31.    Construção da sala de Cinema, do auditório Tânia Sampaio;
32.    Reforma do auditório II
33.    Construção da nova sala de professores, disponibilizando poltrona de massagem e jogos educativos;
34.    Ampliação da área de convivência possibilitando melhor interação e bem-estar entre a comunidade CET;
35.    Construção de mais salas de estudo em grupo na biblioteca;
36.    Aquisição de catracas com reconhecimento facial, possibilitando maior segurança para a comunidade CET;
37.    Sala de repouso;
38.    Reforma de banheiros com a disponibilização de chuveiros para banho e construção de banheiro familiar;

 

1.    Programa Empregabilidade (Estágios, empreendedorismo e egressos);
2.    Programa de Internacionalização (Convênios de parcerias com IES nacionais e estrangeiras visando desenvolvimento capacitação e pesquisa e intercâmbio para docentes, alunos);
3.    Projeto Centro Integrado de Saúde Irmã Dulce – CISID;
4.    Projeto Padaria Irmã Dulce (Em fase de planejamento para Implantação. Consiste em oferta de oportunidades de geração de emprego e renda e inclusão, através de treinamento profissional a grupos de risco social);
5.    Laboratório de Neurociências;
6.    Projeto Metodologias Ativas (Sala de Aula Invertida);
7.    Biblioteca Virtual;
8.    Projeto Nivelamento;
9.    Programa Reforço Acadêmico;
10.    Projeto Saúde Mental;
11.    Projetos de Extensão Comunitária;
12.    Projeto Bolsas de Estudo para Indígenas e Afro Descendentes (Em fase de planejamento para Implantação);
13.    Projeto Sustentabilidade e Meio Ambiente (Projeto de Pesquisa fabricação de sabão com óleos vegetais saturados e coletados junto a comunidade);
14.    Projeto Pedagógico na Biblioteca (orientação de trabalhos acadêmicos e pesquisas de Alunos (em implantação);
15.    Projeto de Programa cultural da Biblioteca e cronograma de eventos (Em Implantação);
16.    Projeto Estúdio de Gravação e Transmissão;
17.    Projeto Laboratório Didático-Pedagógico (Plataforma AVA);
18.    Projeto Farmácia Viva (Em fase de Reestruturação);
19.    Projeto Inovação Tecnológica (novos e modernos equipamentos, novos softwares, novo sistema acadêmico, biblioteca virtual, recursos de apoio a aluno com deficiência);
20.    Programa Formação Continuada Docente (Plataforma AVA);
21.    Projeto Orientações Pedagógicas em Técnicas de Estudo;
22.    Projeto de Captação de Alunos;
23.    Projeto de Prevenção de Evasão Acadêmica; 
24.    Projeto Tocando Sonhos (Curso de Violão, doação de 10 violões) para comunidade com vulnerabilidade socioeconômica, do Bairro Satélite;
25.    Implantação de sistema de energia Solar fotovoltaica (energia renovável e limpa);
26.    Implantação de cisternas para captação de águas pluviais. (meio ambiente e sustentabilidade);
27.    Apoio financeiro a discentes na realização de cursos de Pós-Graduação (stricto sensu);
28.    Melhoria dos recursos que promovem a acessibilidade.

 

QUANDO É FEITO O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?

Semestralmente no portal da Faculdade CET. O período de avaliação está previsto no calendário acadêmico.

RELATÓRIO DA CPA DA FACULDADE CET

Ressalte-se que este relatório é um documento do MEC/SINAES/CONAES “Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior” onde são definidas concepções, princípios, diretrizes e etapas do processo de avaliação institucional e o Roteiro de Autoavaliação Institucional onde se definem requisitos, dinâmicas, etapas e dimensões da avaliação institucional.

Contato 

E-mail: cpa@cet.edu.br