O QUE É A CPA?
A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é instituída pela Lei dos SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), LEI Nº 10.861/2004, sendo responsável pela implantação e pelo desenvolvimento dos processos de avaliação institucional.
QUAIS AS FUNÇÔES DA CPA?
- Sensibilizar a Comunidade Acadêmica.
- Realizar a avaliação institucional com toda a comunidade acadêmica
- Tabular e avaliar o resultado da Avaliação Institucional
- Divulgar os resultados (RELATÓRIO 2023)
- Acompanhar a implantação das ações
O QUE É O SINAES?
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES, instituído pela Lei No 10.861, de 14 de abril de 2004.
A Autoavaliação Interna da Faculdade é feita pelos segmentos institucionais, visando melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.
QUEM FAZ?
Alunos, Professores, dirigentes, egressos, colaboradores e comunidade em torno da Faculdade.
Na proposta a autoavaliação institucional da Faculdade CET estão previstas etapas de avaliação importantes para propiciar novas ações na instituição. Os mecanismos previstos são:
- Avaliação do professor pelo aluno, realizada semestralmente, buscando analisar a metodologia de ensino do professor, sua sistemática de avaliação da aprendizagem e a interação professor-aluno;
- Avaliação das condições institucionais pelo discente, onde é verificado a estrutura física ofertada ao discente tais como: biblioteca, salas de aula, laboratório, espaços de convivência, dentre outros;
- Autoavaliação dos colaboradores com a finalidade de avaliar o programa de qualidade implantado e subsidiar o planejamento posterior;
- Autoavaliação dos dirigentes: participar da avaliação para fins de tomada de decisão com base nos dados apontados;
- Avaliação dos egressos: coleta de informações para aprimoramento dos projetos pedagógicos dos cursos de acordo com as necessidades do mundo do trabalho.
As estratégias de avaliação favoreceram a compreensão e interpretação das relações formais e informais e obtiveram-se informações valiosas para o aprimoramento de políticas e rotinas institucionais que, possivelmente, vão influir em novos processos de organização e produção, na busca da excelência, técnico, acadêmica e administrativa.
O processo de avaliação inscreve-se no contexto das novas tecnologias aplicadas ao planejamento de gestão institucional. Nesse sentido, implantou um programa de qualidade desde 2007, pautado num processo contínuo de planejamento, desenvolvimento de metas e avaliação que contribuem para a consolidação do trabalho acadêmico e para a avaliação institucional. Ressalte-se que o projeto de avaliação institucional da Faculdade de Tecnologia de Teresina CET propôs um processo contínuo de avaliação em todos os seus níveis como meta do Programa de qualidade. O processo contínuo envolve os vários mecanismos já existentes na instituição, quais sejam: avaliação docente, avaliação discente, avaliação de estágio, ouvidoria, acompanhamento de egressos, plano estratégico setorial, relatórios técnicos, acompanhamento do desenvolvimento curricular, controle técnico-acadêmico e administrativo.
Além disso, respalda-se no cumprimento de documentos que orientam as políticas e ações institucionais, como o plano de desenvolvimento institucional (PDI), o regimento interno, os projetos pedagógicos dos cursos, projetos de monitoria, projetos de iniciação científica, o plano de responsabilidade social, as diretrizes para orientação e elaboração de trabalho final de curso, o questionário socioeconômico dos alunos e a legislação pertinente.
A coleta de informações ocorre através de questionários em sistema online no site da Faculdade, contemplando os aspectos dos núcleos básico ou comum, núcleo de temas optativos e núcleo de documentação, dados e indicadores, definidos no roteiro de autoavaliação institucional do Ministério da Educação, naquilo que se compatibilizava com a realidade local e específica para cada nível hierárquico da instituição.
Foram aplicados questionários a gestores, funcionários técnico-administrativos, alunos e egressos. Para gestores e funcionários, foram aplicados questionários em 100% deles. Apesar da proposta de mobilização da comunidade acadêmica em 100% na fase de sensibilização para importância do processo de avaliação institucional, não se atingiu o proposto em razão de diversos fatores pessoais, institucionais e profissionais.
A proposta de avaliação contínua cujos instrumentos permanecem abertos no sistema de informática para acesso dos segmentos institucionais permitem criar uma cultura de avaliação como fundamental para a tomada de decisão e possibilita o aperfeiçoamento do planejamento da gestão técnico-acadêmico e administrativo, observando a concorrência de campo de trabalho, tornando visível a qualidade dos seus serviços e a legitimação social como forma de consolidação de sua identidade institucional.
PARA QUE SE FAZ?
Os resultados da autoavaliação institucional vão orientar o planejamento da Faculdade para a melhoria das condições de funcionamento e da qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos.
COMO É O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?
- Preparação dos Instrumentos;
- Sensibilização
- Coleta de Dados
- Organização e Análise dos Dados
- Elaboração do Relatório
- Divulgação e Devolutiva dos Resultados
- Encaminhamento dos Resultados para a Diretoria como ferramenta de Gestão
QUAIS MELHORIAS SÃO PROVOCADAS?
1. Atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, acompanhamento semestral dos egressos, incentivo para a participação dos vários segmentos da Faculdade e de egressos no processo de avaliação e, atualização de instrumentos de controle e avaliação;
2. Ações de captação de alunos para cursos da Faculdade CET;
3. Implantação de novos cursos, estabelecimento de novas parcerias e convênios com instituições públicas e privadas;
4. Processo de comunicação mais amplo para dar maior visibilidade à IES;
5. Aperfeiçoamento da Plataforma AVA ofertando mais recursos didático tecnológicos;
6. Oferta de programas de Nivelamento e Monitoria;
7. Melhoria da qualidade docente didático-pedagógica;
8. Melhoria da Revista Eletrônica para publicação da produção científica de docentes, colaboradores e alunos;
9. Implantação de calendário acadêmico flexível;
10. Implantação de programa de atendimento aos alunos nos aspectos financeiros e psicopedagógicos;
11. Renovação do acervo bibliográfico e materiais pedagógicos;
12. Ampliação da Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação;
13. Revisão das Portarias e Resoluções de regulamentação das atividades acadêmicas;
14. Revisão dos manuais de alunos e docentes;
15. Programa de bolsas para estudantes;
16. Programa de formação continuada de docentes;
17. Implantação de cursos de Educação a Distância- EAD;
18. Programa de Iniciação Científica;
19. Reativação da Plataforma Moodle para formação continuada de docentes e colaboradores e para melhorar as alternativas de aprendizagem dos alunos;
20. Implantação de uma Biblioteca Pedagógica inserida na Biblioteca virtual para apoio à formação continuada de docentes e para melhoria da qualidade do trabalho didático-pedagógico dos professores;
21. Ampliação do acervo bibliográfico com Assinatura de Biblioteca Virtual;
22. Bolsas-desconto e promoções de captação de alunos;
23. Uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem;
24. Ampliação dos Laboratórios de Ensino;
25. Implantação do laboratório virtual como ferramenta didático-pedagógica;
26. Implantação de curso de Capacitação docente em nível de pós-graduação lato sensu;
27. Capacitação de pessoal técnico-administrativo via presencial e Plataforma Moodle;
28. Implantação de capacitação continuada docente (capacitação colaborativa) via Plataforma Moodle;
29. Revista Científica Eletrônica: Arte, Ciência e Tecnologia;
30. Reestruturação da cantina quanto a equipamentos, terceirização e implantação de alternativas nutricionais de qualidade.
31. Construção da sala de Cinema, do auditório Tânia Sampaio;
32. Reforma do auditório II
33. Construção da nova sala de professores, disponibilizando poltrona de massagem e jogos educativos;
34. Ampliação da área de convivência possibilitando melhor interação e bem-estar entre a comunidade CET;
35. Construção de mais salas de estudo em grupo na biblioteca;
36. Aquisição de catracas com reconhecimento facial, possibilitando maior segurança para a comunidade CET;
37. Sala de repouso;
38. Reforma de banheiros com a disponibilização de chuveiros para banho e construção de banheiro familiar;
1. Programa Empregabilidade (Estágios, empreendedorismo e egressos);
2. Programa de Internacionalização (Convênios de parcerias com IES nacionais e estrangeiras visando desenvolvimento capacitação e pesquisa e intercâmbio para docentes, alunos);
3. Projeto Centro Integrado de Saúde Irmã Dulce – CISID;
4. Projeto Padaria Irmã Dulce (Em fase de planejamento para Implantação. Consiste em oferta de oportunidades de geração de emprego e renda e inclusão, através de treinamento profissional a grupos de risco social);
5. Laboratório de Neurociências;
6. Projeto Metodologias Ativas (Sala de Aula Invertida);
7. Biblioteca Virtual;
8. Projeto Nivelamento;
9. Programa Reforço Acadêmico;
10. Projeto Saúde Mental;
11. Projetos de Extensão Comunitária;
12. Projeto Bolsas de Estudo para Indígenas e Afro Descendentes (Em fase de planejamento para Implantação);
13. Projeto Sustentabilidade e Meio Ambiente (Projeto de Pesquisa fabricação de sabão com óleos vegetais saturados e coletados junto a comunidade);
14. Projeto Pedagógico na Biblioteca (orientação de trabalhos acadêmicos e pesquisas de Alunos (em implantação);
15. Projeto de Programa cultural da Biblioteca e cronograma de eventos (Em Implantação);
16. Projeto Estúdio de Gravação e Transmissão;
17. Projeto Laboratório Didático-Pedagógico (Plataforma AVA);
18. Projeto Farmácia Viva (Em fase de Reestruturação);
19. Projeto Inovação Tecnológica (novos e modernos equipamentos, novos softwares, novo sistema acadêmico, biblioteca virtual, recursos de apoio a aluno com deficiência);
20. Programa Formação Continuada Docente (Plataforma AVA);
21. Projeto Orientações Pedagógicas em Técnicas de Estudo;
22. Projeto de Captação de Alunos;
23. Projeto de Prevenção de Evasão Acadêmica;
24. Projeto Tocando Sonhos (Curso de Violão, doação de 10 violões) para comunidade com vulnerabilidade socioeconômica, do Bairro Satélite;
25. Implantação de sistema de energia Solar fotovoltaica (energia renovável e limpa);
26. Implantação de cisternas para captação de águas pluviais. (meio ambiente e sustentabilidade);
27. Apoio financeiro a discentes na realização de cursos de Pós-Graduação (stricto sensu);
28. Melhoria dos recursos que promovem a acessibilidade.
QUANDO É FEITO O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?
Semestralmente no portal da Faculdade CET. O período de avaliação está previsto no calendário acadêmico.
RELATÓRIO DA CPA DA FACULDADE CET
Ressalte-se que este relatório é um documento do MEC/SINAES/CONAES “Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior” onde são definidas concepções, princípios, diretrizes e etapas do processo de avaliação institucional e o Roteiro de Autoavaliação Institucional onde se definem requisitos, dinâmicas, etapas e dimensões da avaliação institucional.
Contato
E-mail: cpa@cet.edu.br