Pesquisas de Alunos de SI - Imagens Térmicas

/ Saúde / Noticias / Home

Aluno do CET participa do grupo do Projeto de Diagnóstico de Doenças de Mama com Imagens Térmicas.

Postado em 14 de set. de 2012

O aluno da Faculdade CET Dalfrede Welkener Soares Lima do 4º Período do Curso de Sistemas para a Internet integra o grupo de pesquisa Coordenado pela Professora Dra. Aura Conci que realiza estes estudos sobre imagens térmicas que dará suporte no diagnóstico do tratamento de mama.

O Comitê de Ética do Ministério da Saúde aprovou um projeto que busca implementar um banco de imagens térmicas que serão utilizadas no diagnóstico precoce de doenças da mama. Desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Computação e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), além de médicos do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), a pesquisa fará uso de uma câmera especial sensível a raios infravermelhos para a obtenção das imagens. De acordo com a professora Aura Conci, coordenadora da pesquisa, a técnica representa um importante avanço no diagnóstico do câncer de mama.

O equipamento será instalado no Huap e, durante um ano, duas mil mulheres voluntárias, encaminhadas pelos setores de ginecologia e mastologia do hospital, farão parte de um grupo de estudo para a pesquisa. O objetivo é que o banco de dados ajude a verificar e comprovar a eficiência da detecção de doenças na mama por meio de imagens térmicas, principalmente no que se refere ao câncer. Também estão auxiliando no estudo pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).