Visita técnica

Alunos de Farmácia visitam Laboratório de referência em Análises Bromatológicas em Produtos Apícolas

Postado em 16 de mai. de 2012

Apesar de representar uma área menos procurada pelos farmacêuticos, o setor de alimentos propicia atividades diversificadas. Os profissionais que trabalham com alimentos atuam geralmente em laboratórios de controle de qualidade, desenvolvimento de novos produtos, setor produtivo de indústrias, instituições de pesquisa como universidades e órgãos públicos e nos serviços de inspeção e vigilância sanitárias.
O trabalho do farmacêutico na área de alimentos no Brasil começou em laboratórios de governos estaduais, com a execução de análises bromatológicas de natureza essencialmente química. A criação do Instituto de Análises Químicas e Bromatológicas de São Paulo, em 1892, que mais tarde se transformaria no conhecido Instituto Adolfo Lutz, e do Laboratório Bromatológico no Rio de Janeiro, impulsionaram a área. As atividades desenvolvidas visavam o controle sanitário de alimentos, bebidas e medicamentos.
Para contextualizar esta área de atuação do farmacêutico, os alunos do curso de Farmácia 3º bloco participaram de uma visita técnica ao Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Apícolas da Embrapa Meio-Norte, na ocasião assistiram a aula prática com o D.Sc. Bruno de Almeida Sousa responsável pelo laboratório. A visita faz parte das atividades complementares desenvolvidas na disciplina de Química Analítica Instrumental ministrada pela professora Maria Dulce Pessoa Lima.

Fonte: Coordenação do curso de Farmácia