II Fórum Piauiense de Valorização Farmacêutica

/ Sobre o CET / Noticias / Home

Alunos e professores da Faculdade CET participam do II Fórum Piauiense de Valorização Farmacêutica

Postado em 21 de mar. de 2012

A Constituição de 1988 criou o Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei nº 8.080/90 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes estabelece a garantia da assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. Neste sentido, as ações de Assistência Farmacêutica devem ir além da garantia de acesso aos medicamentos, com ações que garantam também sua qualidade, seu uso racional e contribuam para a resolutividade das ações de saúde. É nesse contexto que se insere o profissional farmacêutico que se outrora desenvolvia suas atividades de forma puramente tecnicista, voltado exclusivamente para o medicamento, hoje esse profissional vem cada vez mais reformulando sua base sob uma postura ética e humanista. Mas para isso acontecer é preciso que existam pessoas corajosas, que façam a diferença e que não se envergonhem de falar o que pensam, mesmo quando nem todos concordam com elas. Essas pessoas com certeza têm em suas mãos a capacidade de mudar a história de muitos. É almejando fazer essa diferença que direto de Aracajú - SE, mais especificamente do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social da Universidade Federal de Sergipe, veio ao Piauí o Dr. Divaldo Pereira de Lyra Junior, onde proferiu a palestra intitulada “Estratégias Efetivas na Comunicação Farmacêutico X Paciente”, recentemente convidado pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí (SINFARPI), para participar de forma ímpar do II Fórum Piauiense de Valorização Farmacêutica, evento este prestigiado por colegas farmacêuticos, por representantes dos Conselhos Federal e Regional de Farmácia do Piauí, e por alunos e professores do curso de Farmácia das mais diversas instituições de ensino superior, dentre os quais nossos alunos e professores do 8º período do curso de Farmácia da Faculdade CET que prontamente compareceram ao Fórum, e vivenciaram a riqueza que transcende de uma prática farmacêutica comprometida com a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

Fonte: Profª Vivianne Amorim – docente do curso de Farmácia da Faculdade CET