De acordo com o Ministério da Educação – MEC, Atividades Complementares nos cursos superiores têm o objetivo de enriquecer o processo ensino-aprendizagem, complementando assim, a formação social do profissional.
Muitos são casos de alunos que iniciam um curso superior com determinado objetivo e por conta de atividades complementares, como monitoria, estágio extracurricular, cursos de extensão, participação em congressos, dentre outros, acabam mudando o foco, passando a atuar em outra atividade diferente da inicialmente pretendida.
Portanto, as Atividades Complementares devem ser encaradas como um aprimoramento, como a oportunidade de transpassar os muros acadêmicos, de ter contato com profissionais, ou mesmo de aumentar seus conhecimentos. Ao aluno cabe adequar cada atividade complementar ao seu dia a dia, já que existem aqueles que só estudam, outros trabalham e estudam, sabendo que as Atividades Complementares podem ser iniciadas no primeiro dia de aula e finalizadas antes da colação de grau.
Para maiores informações e esclarecimentos, procurar a Coordenação do seu curso na Faculdade de Tecnologia de Teresina – CET.
Fonte: Ministério da Educação
Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Tecnologia de Teresina