IV Simpósio de Biomedicina da Faculdade CET

/ Eventos / Noticias / Home

IV Simpósio de Biomedicina da Faculdade CET


Postado em 3 de dez. de 2014

 Em comemoração ao “Dia do Biomédico”, ocorrido no dia 20 de Novembro, a Faculdade CET realizou nos dias 26 e 27 do mesmo mês, o IV Simpósio de Biomedicina da Faculdade CET.

O evento deste ano contou com uma programação bem diversificada e abordou variados temas. No dia 26, o evento contou inicialmente com apresentação de trabalhos científicos dos alunos de Biomedicina, seguindo-se, então, a solenidade de abertura. Na primeira palestra, a Biomédica e egressa da Faculdade CET, Rosimar Neiva, ministrou a palestra “Atuação do Biomédico na Bromatologia”, contou suas experiências, dificuldades e ações à frente de uma empresa do ramo alimentício. A Biomédica disse que o Piauí carece de profissionais qualificados e que o campo está aberto ao biomédico. Ainda no primeiro dia do evento, o Prof. Dr Nilton Andrade Magalhães discorreu sobre o tema “Leishmaniose Visceral Canina e Humana: Sinais Clínicos e Aspectos Hematológicos”. Segundo Nilton Magalhães, a doença, que acomete milhões de pessoas em todo mundo e que é negligenciada pela grande maioria dos governos, está longe de ser erradicada no Brasil. Diante dos ouvintes foi feito um apanhado geral da doença, ciclo evolutivo, dentre outros aspectos. Ao final do dia, um Coofee Break foi servido a todos participantes do evento.

Coube ao Biomédico e especialista em Análise Ambiental Leonardo Guedes Rodrigues iniciar o segundo dia do IV Simpósio de Biomedicina da Faculdade CET, com a palestra “Atuação do Biomédico nas Análises Ambientais”. Foram mostradas legislações e Resoluções do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) relacionadas às Análises Ambientais, que fazem parte das habilitações do profissional biomédico. Leonardo frisou bem que o interesse das autoridades e da população pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros e que simples ações educacionais e informativas podem surtir efeito, conscientizando a população sobre a melhoria da sua qualidade de vida.

Em seguida, o evento contou com a palestra “Hemograma Automatizado”, ministrada pelo mestre em Farmacologia e especialista em Análises Clínicas, José Ribamar de
Castro Júnior, que com simplicidade e segurança contou a fundamental importância da automatização da rotina laboratorial, a começar pelo hemograma. Foram citados os princípios de contagens automatizadas do hemograma, suas vantagens e dicas para os futuros biomédicos sobre o tema da palestra.

O evento foi finalizado com uma palestra da especialista em Microbiologia, Gildevane Nascimento, que aproveitou sua experiência para conversar com os participantes sobre “Resistência Bacteriana”. Gildevane Nascimento afirmou que todos os profissionais de saúde, assim como a população, devem estar comprometidos com a diminuição das infecções em serviços de saúde e da resistência bacteriana.

Fotos



Fonte: Coordenação de Biomedicina


Biomedicina

Biomedicina

Normal: R$ 800,00 Promocional: R$ 700,00
13 % Off
* Valor promocional até dia 5 de cada mês