Mudanças no mercado de TI

/ Tecnologia / Noticias / Home

Mudanças no mercado de TI com a popularização da internet


Postado em 3 de abr. de 2012

Poucas áreas evoluem de maneira tão rápida quanto a de Tecnologia da Informação. Novas tecnologias surgem quase que diariamente. Diante de mudanças tão profundas será que estamos mesmo qualificados para trabalhar com TI?
A área de Tecnologia da Informação (TI) evoluiu muito nos últimos anos. Ela não é mais um mundo dividido em software ou hardware e sim um universo com "n" especialidades que se multiplicam numa velocidade espantosa, principalmente com a popularização da internet. O Brasil já é o 5º país com mais usuários de internet no mundo (3,6% do total), mesmo tendo apenas 37% de sua população com acesso a rede mundial de computadores. Com essa popularização mundial da internet, várias tecnologias surgiram e estão mudando o mercado de TI, entre elas destaco:
- Computação móvel
- E-commerce
- Conceito de Web 2.0
- Blogs
- Wikis
- Redes sociais
- Ferramentas colaborativas
Diante dessas novas tecnologias e das mudanças ocorridas no setor de TI, a pergunta é "Você está qualificado a trabalhar com TI?".
A resposta do mercado é não e que faltam profissionais qualificados para trabalhar com TI no Brasil. Alguns estudos estimam em mais de 100 mil vagas abertas a espera de um profissional de TI qualificado para o novo mercado de trabalho.
Mas por que tantas vagas em aberto? Por que tanta falta de mão de obra qualificada?
A baixa procura por cursos de tecnologia, a tendência em se procurar cursos superiores da área de Humanas e a alta taxa de evasão (82%) são alguns motivos que podemos destacar.
O primeiro passo é qualificar-se. As vagas estão disponíveis, então procure qualificar-se. As opções são várias: curso técnico, tecnólogo, graduação, pós-graduação, certificação e cursos específicos. Com qualificação, você pode preencher uma das vagasem aberto, ou melhor, pode escolher em qual empresa pretende trabalhar.
Conclusão
As oportunidades não são para todos! Elas são para os que estão preparados!
Pense nisso, mas não fique muito tempo pensando, já que a necessidade do setor é urgente.

FONTE: Revista Espírito Livre Especial • Fevereiro/2012