A palestra, ocorreu no auditório II da Faculdade CET e foi ministrada pelo Prof. Dr. André Pessoa
Os alunos dos cursos de Engenharia de Computação com Inteligência Artificial e Sistemas para Internet da Faculdade CET, tiveram, nesta quarta-feira, 09, o prazer de receber uma palestra rica em informações valiosas para o campo da tecnologia. Palestra: "O Mínimo Necessário para Fazer Ciência de Dados", foi ministrada pelo Prof. Dr. André Pessoa.
De acordo com Dr. André, falar de dados, é também falar de tecnologias antigas, trazendo como destaque a própria inteligência artificial, que já existia antes da alta que o mundo vive com a chegada do Chat GPT: “Não é somente as novas tecnologias, mas também as tecnologias legais, digamos assim, aquilo que já existe há um bom tempo. Aquilo que também é muito utilizado na indústria do dia a dia, em diversas soluções, seja para problemas de visão ocupacional, para o sistema de recomendação, para aprendizagem de reforço e qualquer outra área”.
Para o Coordenador dos Cursos Tecnológos da Faculdade CET, prof. Mário Meireles Filho, a palestra serviu de base para os acadêmicos e quanto irá agregar na pesquisa acadêmica deles.
“Trazer uma palestra de dados para os alunos é você iniciar eles o embrião para um novo futuro, que é essa análise desse conjunto de pesquisa que você tem. Para ele e para o mercado de trabalho de análise de dados é muito importante”.
Para o acadêmico de Engenharia de Computação com IA, Antônio Wilker, o assunto abordado na palestra irá contribuir para a formação dele: “Vai me ajudar bastante no futuro, já que essa área de ciência de dados é uma área que vem crescendo bastante ao longo dos anos com a criação de muitas IAs”.
O aluno do curso de Sistemas para Internet, Elnathan Nícolas, a inteligência artificial está presente no dia a dia de muitas pessoas e a palestra ajudou bastante os estudantes presentes.
“Ela é importante, tendo em vista que a inteligência artificial está presente na nossa vida e como a gente consegue aplicar no dia a dia, os cuidados que a gente tem que ter”.