Trabalho Científico

/ Sobre o CET / Noticias / Home

Professora da Faculdade CET apresenta Trabalho Científico em San Diego-Califórnia (EUA)


Postado em 15 de mar. de 2012

A professora da faculdade CET Ester Miranda Pereira que faz parte do grupo de pesquisadores do Laboratório de Imonogenética e Biologia Molecular (LIB) da UFPI, coordenado pela Professora Dra. Semiramis Hadad, esteve presente no Congresso Internacional de Desordens Lisossômicas, realizado em San Diego-CA, entre os dias 08 a 10 de fevereiro deste ano. Na oportunidade, a professora apresentou o trabalho intitulado: " Lysosome – associated protein 1 (LAMP-1) and Lysosome – associated protein 2 (LAMP-2) in Fabry Disease".

Há dois anos, os integrantes do laboratório vêm desenvolvendo a pesquisa com pacientes acometidos pela Doença de Fabry, caracterizada como uma patologia crônica a qual conduz o paciente a isquemias cardíacas, cerebrovasculares e renais. Segundo a biomédica Ester Miranda, o estudo das proteínas lisossômicas, como LAMP-1 e LAMP-2, é essencial para uma maior compreensão da fisiopatologia dessa doença.

“ Apesar das funções dessas proteínas não estarem completamente elucidadas, sabe-se que elas protegem a integridade da membrana lisossomal, que a deficiência de LAMP-2 causa a Doença de Dannon, uma cardiomiopatia grave e que a ausência de ambas provoca um bloqueio na via autofágica, levando a formação de vacúolos autofágicos, presentes também nas diversas desordens lisossômicas, por isso, o interesse no estudo dessas proteínas no contexto da doença de Fabry” explica Ester.

"Acreditamos que a compreensão das funções e do comportamento dessas proteínas no contexto das desordens lisossômicas, como a doença de Fabry, nos auxilie a ter um melhor entendimento da fisiopatologia dos lisossomos nessas doenças.” acredita a professora.


Fotos


Galeria