Professoras da Faculdade CET participam da II Jornada de Conscientização do Autismo

/ Eventos / Noticias / Home

Postado em 3 de abr. de 2023

"Mais informação, menos preconceito". Esse foi o tema da II Jornada de Conscientização do Autismo, que aconteceu neste sábado (01) em São Raimundo Nonato. A jornada faz alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no mês abril, e teve como objetivo combater a escassez de informação e conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O evento contou com a participação das professoras Amparo Veloso e Daniela Freitas que abordaram temas relacionados a TEA em Mesa Redonda. A professora Amparo Veloso abordou o tema “Atendimento Odontológico de pessoas com TEA”, área que atua há 12 anos e é referência em Teresina. “Foi um momento de muito aprendizado, troca de experiência e de enriquecimento humano e terapêutico. Esse é um evento que proporciona uma infinidade de informações e promove o acolhimento e inclusão dessas pessoas tão especiais”, disse a professora Amparo.

Já a professora Daniela Freitas debateu sobre os “Direitos dos Autistas no Brasil: como reivindicar?”, esclarecendo os direitos dos portadores do espectro autista e seus familiares. “De 2019 pra cá, o número de casos de identificação de pessoas com autismo só vem crescendo e, consequentemente, a violação dos direitos dessas pessoas, seja na sociedade, nas escolas e na busca por tratamentos médicos. Por isso, é tão importante falarmos sobre o assunto e difundir seus direitos”, frisou a professora Daniela. A professora apresentou ainda a “Cartilha de Diretos das pessoas com autismo” desenvolvida pelos alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade CET em 2019.