Projeto de Extensão "Visão do Futuro" Promove Saúde Ocular nas Escolas

/ Educação / Noticias / Home

Postado em 11 de abr. de 2024

Em uma iniciativa inovadora, o Projeto de Extensão "Visão do Futuro" tem se destacado ao abordar a crucial temática da saúde ocular nas escolas. Com o intuito de educar, prevenir, assistir e reabilitar a saúde visual de crianças em idade escolar, o projeto representa um marco significativo na promoção do bem-estar infantil.

Idealizado pela renomada Coordenadora do Curso de Medicina da Faculdade CET, professora Lara Basilio Medeiros Veras, em parceria com a experiente médica oftalmologista, Lais Galiza, o projeto conta com a participação ativa dos estudantes do sétimo período do referido curso.

A primeira etapa do projeto foi implementada na Escola Municipal José Nelson de Carvalho, localizada no bairro Parque Alvorada. Nesta fase inicial, cerca de trinta crianças, com idades entre 6 e 10 anos, foram atendidas. Após a realização da triagem visual para distúrbios de visão, 10 crianças foram encaminhadas ao Centro Integrado de Saúde Irmã Dulce – Cisid, para a prescrição oftalmológica necessária. Graças a uma valiosa parceria com a rede privada, foi possível providenciar a doação de óculos infantis para essas crianças.

Além dos benefícios diretos para a saúde ocular das crianças atendidas, o projeto se destaca como uma oportunidade pedagógica de alto impacto. Sob a orientação dos docentes do curso de Medicina, o projeto proporciona uma valiosa interação entre a comunidade acadêmica e escolar. Através de atividades educativas, tanto alunos quanto professores da rede pública são instruídos sobre os cuidados essenciais com a saúde visual.

Destaca-se também a relevância da capacitação dos professores, que desempenham um papel fundamental como parceiros neste projeto. Com acesso diário a um grande número de crianças, os professores são essenciais na aplicação do teste de acuidade visual e no desenvolvimento de programas educativos de higiene visual, envolvendo tanto pais quanto alunos. Além disso, o projeto visa proporcionar um atendimento humanizado, adaptado às diferentes realidades socioculturais da população atendida.

O Projeto de Extensão "Visão do Futuro" demonstra não apenas a importância da saúde ocular na infância, mas também o poder transformador da educação e da colaboração comunitária. Com o comprometimento de todos os envolvidos, espera-se que iniciativas como essa continuem a fazer a diferença na vida de muitas crianças, promovendo um futuro mais saudável e brilhante para nossa comunidade.

Medicina

Normal: R$ 11.220,00 Promocional: R$ 10.098,00