SIMULADORES DE VOO:ONTEM E HOJE

SIMULADORES DE VOO:ONTEM E HOJE

Postado em 12 de set. de 2012

A essência de um simulador de vôo é a criação de um modelo dinâmico do comportamento de uma aeronave de modo a permitir que o usuário humano interaja com o simulador como parte da simulação.

Um simulador de vôo é composto de um modelo, real ou teórico, um dispositivo através do qual o modelo é implementado e de um regime de aplicação, no qual o modelo e o dispositivo são combinados através de uma técnica de utilização para atingir um objetivo particular.

Após o primeiro vôo realizado ocorreram muitos acidentes com os sucessores de Santos Dumont, cada um causado por uma falha ou falta de habilidade específica dos pilotos. Surgiu então a necessidade de proporcionar ao iniciante uma idéia clara do comportamento dos controles de um aeroplano e das condições existentes em vôo sem nenhum risco pessoal ou material.

Muitos simuladores foram construídos com esse propósito e o "Professor de Sanders" apresentado em 1910 foi o um dos primeiros a entrar em campo. Ele era um aeroplano modificado montado sobre uma articulação universal presa ao solo. Nele um estudante podia aprender os movimentos necessários para controlar a aeronave e manter o equilíbrio em vôo. Obviamente esse tipo de simulador dependia do vento para provocar turbulências. Alguns eram montados em eixos que permitiam que os simuladores fossem redirecionados para ficarem contra o vento.

Treinador do tipo Billing

Uma evolução desse simulador foi o "Barril de Aprendizado de Antoinette", com uma segunda articulação universal ele resolveu o problema do aluno ter que exercer uma força diretamente contrária à do instrutor.

Em 1915 uma máquina para o primeiro teste foi proposta; ela consistia de uma fuselagem com controles e um aparato elétrico onde a resposta do aluno ao estímulo do treinador podia ser gravada.

Erroneamente acreditava-se que tais simuladores abilitavam uma pessoa a se orientar em vôo como em solo. Mais tarde descobriu-se que a orientação depende largamente da visão.

No começo dos anos 60 desenvolveu-se um computador digital de propósito específico, o Link Mark I, projetado para simulação em tempo-real. Esta máquina tinha três processadores paralelos para aritmética, geração de funções e seleção de estação de rádio. Ao final dos anos 60 computadores digitais de uso geral projetados primariamente para aplicações de controle de processos mostraram-se adequados para a simulação graças a seus requisitos de grande quantidade de entradas e saídas em tempo real e o uso de máquinas de propósitos específicos caiu.

Vários sistemas para produzir cenas do visual externo foram propostos e produzidos durante toda a história dos simuladores de vôo, entretanto os sistemas visuais realistas e flexíveis são desenvolvimentos bem recentes.

O primeiro sistema gerador de imagem computadorizado para simulação foi produzido pela General Electric Company para o programa espacial norte-americano. O progresso nessa tecnologia foi rápido devido ao fato de seu desempenho estar fortemente ligado aos avanços da tecnologia em microeletrônica. O primeiro sistema gerador de imagem computadorizado economicamente utilizável para simuladores comerciais foi produzido pela McDonnell-Douglas Electronics Corporation em 1971.

Fonte: Texto extraído do Trabalho de Término de Curso de Graduação do Aluno Jackson Paul Matsuura CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL – INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA. TRABALHO No. CDU 629.7.016

Simuladores SBPA INSTALADO LAB DE PILOTAGEM DA FACULDADE CET

Atualmente, existem categorias que diferenciam os simuladores de voo utilizados para treinamento de pilotos, conforme tabela abaixo:

SBPA(Imagem:SBPA)

Os simuladores de voo desenvolvidos pela SBPA Simulators são qualificados na categoria AATD.

SBPA(Imagem:SBPA)

O Treinador de voo modelo SBPA AATD (Advanced Aviation Training Device), desenvolvido com tecnologia nacional, é composto por uma cabine em fiberglass com sistema de visualização dos instrumentos em telas de LCD e visual externo através de um projetor ou LCD/LED/Plasma.

Este equipamento utiliza o software X-Plane 10, qualificado pela FAA (Federal Aviation Administration), no qual simula as performances de quatro aeronaves sem a necessidade de remoção do painel de instrumentos, evitando assim a necessidade de manutenção e custos adicionais na utilização de mais de uma aeronave.

O simulador de voo SBPA AATD é qualificado pela ANAC para abatimento de horas IFR, onde 20h de voo podem ser substituídas por 25 horas de instrução.

Imagem: SBPASBPA(Imagem:SBPA)

Para chegarmos a ser um país de primeiro mundo é preciso agir como tal. Cada setor deve utilizar seus recursos e ferramentas disponíveis de maneira inteligente.

A Faculdade CET está equipada com tecnologia Nacional de alta qualidada em simulador de voo.