Design Gráfico da CET

THE AMO é estudada pelos alunos da Tecnologia em Design Gráfico da CET

Postado em 29 de ago. de 2012

O Professor Fenelon Rocha esteve na Faculdade CET para explicar os aspectos semiológicos envolvidos no desenvolvimento da ideia da marca THE AMO. Projeto pensado para homenagear a capital do Piauí, Teresina, ganha sentidos contraditórios que segundo o professor não foram pensados no processo de planejamento e elaboração da mesma. Os sentidos contraditórios foram observados pelo Ministério Público que associou a marca a uma iniciativa partidária subliminar.
Justamente por conta dessa contradição e pelo debate de sentido na comunicação visual foi que a conversa com Professor Fenelon Rocha se fez enriquecedora para os alunos do Curso de Tecnologia em Designer Gráfico, na Disciplina de Comunicação Visual coordenada pelo Professor Edílson Nascimento, que ao perceber a relação semiológica nessa questão conseguiu propiciar esse momento muito significativo de construção de conhecimento e saber na Faculdade CET.
Na oportunidade a marca foi analisada por seus aspectos semiológicos, que envolve desde o tipo da letra, o THE, que identifica Teresina historicamente, o tamanho, os pontos de exposição, a forma, as cores, etc.
Segundo o idealizador do THE AMO o amarelo representa o nosso sol e o vermelho a paixão, o amor. Porém a justiça não se convenceu com esse argumento determinando a troca de cores. Determinação essa que foi prontamente atendida, o amarelo e o vermelho deram lugar a cor branca, que representa a paz.
Dessa forma, ficou um boa lição para os estudantes da comunicação visual, que além de mostrarem os seus talentos para o Professor Fenelon Rocha ainda ganharam quites promocionais da marca THE AMO.

Fonte: Prof. Edilson Nascimento